Feedback ou retroalimentação
Situação em que o som produzido pela fonte emissora é reintroduzido no emissor como fonte de energia.
(em construção)
O exemplo mais conhecido é o do feedback em palco: quando um microfone se encontra nas proximidades ou no eixo de um altifalante, o som captado pelo microfone é amplificado pelo sistema de som e reentra no microfone, provocando um doloroso crescente sonoro.
Não confundir com o eco flutuante, cujo efeito é de alguma forma semelhante, mas de origem natural, por razões diferentes e com consequências diferentes ao nível da percepção e da formação de sentido. A realimentação, pelo contrário, é um efeito de origem electroacústica, não existe por si mesmo na natureza, e por isso tende a ser automaticamente associado à presença de microfones, de um palco ou de situações semelhantes, em que entra em jogo a acção conjugada de um sistema de amplificação e de um sistema de captação de som.
Estética musical
Embora as ocorrências do efeito de Larsen sejam quase sempre acidentais, muitos músicos tiram partido dele para criarem efeitos estéticos. (Consultar na Wikipedia uma lista de autores e obras que recorrem deliberadamente ao feedback [consultado em 29/03/2023].)
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