Skip to content
repertório dos paradigmas de som

Distorção

Alteração da onda sonora original. Pode consistir numa modificação da forma de onda, numa adição ou numa subtracção de elementos.

categorias: elementar, electroacústico

A distorção pode ser considerada uma forma de filtragem, embora muitas formas de distorção consistam não apenas em subtrair elementos quantitativamente mensuráveis, mas também em acrescentar-lhe elementos – por exemplo, multiplicando a quantidade de harmónicos ou introduzindo ruído. Em muitos casos a distorção ocorre contra a nossa vontade, mas pode também ser voluntária, como sucede no caso da guitarra eléctrica.

Algumas formas de distorção são-nos de tal forma habituais, que já nem as identificamos como tal – é o caso do telefone analógico: o comprimento extremo dos cabos filtra as frequências altas, introduz ruído de fundo e provoca algumas alterações à forma de onda.

De facto, todos os meios analógicos e electroacústicos de captação, transmissão e reprodução distorcem inevitavelmente o som. A eterna luta técnica contra esta alteração indesejada deu origem ao conceito de «alta fidelidade», ou seja, a procura de transmitir o som com um mínimo possível de distorção. Contudo, só os meios de transmissão digitais conseguem evitar a distorção. Ora, como nos dois extremos da cadeia de produção sonora (a captação e a reprodução) tem de haver aparelhos analógicos (respectivamente o microfone e o altifalante), não conseguimos anular completamente a distorção. Além disso, a reprodução digital do som em toda a sua «pureza» exigiria a transmissão de uma quantidade de informação digital que geralmente não é praticável, seja por razões práticas, seja por razões económicas (mais transmissão de informação implica maiores custos de produção), de forma que no quotidiano a transmissão digital acaba igualmente por ser acompanhada de distorções e outras formas de filtragem.

Expressões mediáticas

Quando o processo que levou à introdução de distorções num circuito electroacústico é conhecido, podemos invertê-lo no final da cadeia de produção e anular pelo menos uma grande parte da deformação. É o caso dos sistemas Dolby usados nas salas de cinema.

Noutros casos a distorção é propositada, como sucede na transmissão de comunicações: apesar de os meios digitais envolvidos, por exemplo, no telefone/telemóvel permitirem em teoria uma grande pureza de transmissão – descontada a natureza rudimentar dos microfones e dos altifalantes –, os custos envolvidos na quantidade de dados digitais que teriam de ser transmitidos levou os fabricantes a apostarem em estudos psicoacústicos, desde o início do século XX. O objectivo inicial da psicoacústica consistia em descobrir formas de filtrar e subtrair informação na linguagem falada, sem no entanto impedir a compreensão dos conteúdos transmitidos, a fim de reduzir os custos de produção e obter maiores lucros. Por outras palavras, uma grande parte da distorção propositadamente introduzida nos telefones digitais, bem como nas transmissões de rádio e televisão, é produto de factores económicos. [Ver também a história da psicoacústica e do mp3 na Wikipedia, [fr], [en].]

O MP3 é hoje uma técnica comum de filtragem e compressão de dados, assente em estudos de psicoacústica e usada pela generalidade dos aparelhos postos ao alcance dos consumidores. O resultado, na maior parte dos casos, é a transmissão de dados sonoros amputados e distorcidos, sem que o utente se queixe desse facto. Esta aceitação pacífica da enorme baixa de qualidade sonora introduzida pelo MP3 e outras técnicas afins demonstra o interesse da abordagem multidisciplinar do som: a percepção e o sistema cognitivo humano, bem como as práticas sociais e culturais, envolvem vectores que vão muito além dos simples aspectos quantitativos estudados pela acústica e até dos aspectos qualitativos estudados na abordagem musical.

Por outro lado, numerosos artistas tiram partido da distorção, filtragem e modulação – a obra de Laurie Anderson é um caso exemplar.

Rui Viana Pereira, 2000 ► última revisão: 29-03-2023
visitas: 2

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website