Skip to content
repertório dos paradigmas de som

Crescendo, diminuendo, fading, vaga

Alteração progressiva do volume de som, conferindo-lhe maior dinâmica. Distingue-se de outros paradigmas que agem sobre o volume de som por actuarem com relativa lentidão.

Categoria: elementar, composição

O termo fader é a designação anglófona para o potenciómetro – instrumento que regula a intensidade do som nos aparelhos electroacústicos. Daí as expressões fade-in e fade-out, que significam «crescendo a pleno» ou «entrada progressiva» (aumento progressivo de potência, do silêncio até ao máximo pretendido) e «diminuendo a silêncio» ou «saída progressiva» (diminuição progressiva de potência até ao silêncio).

Este grupo de efeitos distingue-se do corte porque produz uma mudança progressiva e contínua, enquanto o corte é súbito. Sendo relativamente prolongados no tempo, distinguem-se também de outros efeitos que actuam sobre o volume em décimos de segundo, como o trémulo ou o vibrato.

Este grupo de recursos instrumentais desempenha um papel de relevo nas misturas e montagens, ao ponto de ter sido preciso registir um bom bocado a integrá-los na metábole.

Os sentidos estão de tal forma preparados para entenderem as relações dinâmicas estendidas no tempo, que não é possível experimentar um crescendo/diminuendo sem experimentar uma reacção emocional, ou até motora, de algum tipo. Assim, por exemplo, o afastamento progressivo de alguém é naturalmente associado ao diminuendo. Um efeito do mesmo tipo, mas de sentido inverso, acontece quando nos aproximamos de um lugar ou de uma pessoa. Por exemplo, se vamos ao encontro de alguém que está a falar, à medida que nos aproximamos ocorre uma espécie de fade-in visual, acompanhado de uma espectativa crescente (ou algo semelhante) e essa sensação, que é física, encontra correspondência na percepção sonora.

O fading

Fade é o aumento ou diminuição gradual do nível de um sinal de áudio. O aumento gradual chama-se fade-in, a diminuição gradual chama-se fade-out.

Fader vintage Siemens (By Wfplb, in Wikipedia – CC BY-SA 3.0)

Nas mesas de mistura, o fader é, em bom português, um cursor – ou, mais raramente, um botão rotativo – que permite aumentar ou baixar o som progressivamente. Daí os termos fade-in e fade-out – é um daqueles casos em que o conceito adoptou o nome do instrumento.

Grupos de faders numa mesa de mistura Yamaha M7CL (By Lpmusix, in Wikipedia, CC BY 2.5)

A vaga

A vaga consiste num movimento dinâmico cíclico de crescendo, seguido de diminuendo, seguido de outro crescendo, e assim sucessivamente. O termo escolhido justifica-se pelo facto de as ondas do mar constituírem um exemplo típico do efeito de vaga. A vaga pode ser provocada por meios naturais – por exemplo, rajadas de vento que continuamente levam e trazem o som.

A vaga distingue-se do trémulo e do vibrato por ser uma oscilação dinâmica mais espaçada no tempo.

Crossfade | fusão encadeada | transição | cruzamento

O crossfade realiza uma transição entre dois sons ou sequências contíguas. Ambas se sobrepõem, mas primeira desaparece em fade-out e a segunda entra em cena em fade-in.

(em construção)

 


Notas:
[1] Não percamos de vista que etimologicamente a palavra emoção tem a ver com movimento físico, ou com desalojar uma coisa do seu sítio de repouso, tendo adquirido com a evolução linguística a denotação de movimento interno, subjectivo. Esse movimento tem sempre uma natureza física e química – por exemplo, quando dizemos que sentimos no estômago, ou no coração, o afastamento de alguém ou a aproximação a um ambiente de tensão.

Outros recursos instrumentais de tipo dinâmico:

Rui Viana Pereira, 2000 ► última revisão: 18-11-2024
visitas: 1

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website