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repertório dos paradigmas de som

Descontextualização

Acto de colocar um som fora do seu contexto natural ou espectável.

Categoria: semântica
Variantes: dessincronização; atraso e antecipação
Sinónimo (fr): décalage

Do repertório de efeitos de Augoyard:

Intervenção incongruente de um som ou de um grupo de sons no feixe de coerências que caracteriza uma situação já experimentada ou numa situação cujo conteúdo sonoro é previsível. Por exemplo, ouvir sons do domínio privado no espaço público. Certas brincadeiras musicais com vários graus de sofisticação apostam essencialmente numa mudança de sons ou numa mudança de significado, como sucede nas actuações do conjunto francês Le Quatuor.1

— Augoyard, À l'écoute de l'environnement, 1995, p. 52

A descontextualização é um recurso comum a todos os tipos de trabalho criativo. Por exemplo, A Fonte, de Marcel Duchamp, apresenta numa galeria de arte um objecto que apenas é comum em contextos específicos (as casas de banho). O objecto torna-se assim uma obra de arte – ou pelo menos uma declaração engenhosa sobre o carácter do trabalho criativo e artístico. Quando se diz que um ready made se torna arte pelo simples facto de ser apresentado numa galeria de arte, isso significa que o objecto mudou conceptualmente de estatuto, pelo simples facto de ser apresentado fora de contexto – por isso Duchamp terá chamado ao seu ready made A Fonte e não O Urinol (título este que destruiria a descontextualização pretendida).

A selecção e a descontextualização são dois pilares essenciais em toda a actividade criativa.

(em construção)

Variantes instrumentais:

 


Notas:
[1] «Intervention incongrue d'un son ou d'un groupe de sons dans le faisceau de cohérences caractérisant une situation déjà expérimentée ou dans une situation dont le contenu sonore est prévisible. Par exemple, l'audition de sons du domaine privé dans l'espace public. Les gags musicaux plus ou moins savants jouent essentiellement sur un décalage de sons ou un décalage de sens ainsi que l'illustre l'ensemble français «Le Quatuor».»
Rui Viana Pereira, 2021 ► última revisão: 18-11-2024
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