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repertório dos paradigmas de som

Janela acústica

Criação de condições, dentro de um contexto sonoro polifónico, para que um determinado som seja entendido com clareza.

Categoria: elementar, composição, psicomotor
Em francês: créneau

Augoyard define o efeito de créneau da seguinte maneira:

Ocorrência de uma emissão sonora num momento em que o contexto é mais favorável e proporciona um lugar particularmente adequado para a sua expressão. As janelas podem atuar sobre cada componente do som: intensidade, tom, timbre, ritmo. Este efeito, que combina uma mensagem sonora e o seu contexto, é um dos principais instrumentos da ação sonora.1

— Augoyard, À l'ecoute de l'environnement, 1995, p. 46

As janelas acústicas têm uma importância desmedida na construção de sequências sonoras polifónicas – isto é, nas sequências em que vários sons simultâneos concorrem para formar um ganho qualitativo de conjunto, criando no entanto o risco de empastelar todos os sons, ao ponto de tornar ininteligível a mensagem sonora.

Uma janela acústica pode ser construída de diversas maneiras, como sugere a definição proposta por Augoyard: por filtragem/equalização do contexto, ou por artifícios de composição, caso em que pode entrar em jogo a harmonização, a orquestração, a composição polifónica, o ritmo, os timbres, etc., de tal forma que cada som, ou pelo menos um determinado som, sobressaia ou possa ser entendido. Seja qual for o artifício usado, uma coisa é comum a todos os casos: se nenhum artifício fosse aplicado ao contexto sonoro, o som em questão submergiria no contexto que o rodeia e passaria despercebido ou deturpado.

A abertura de janelas acústicas pressupõe necessariamente uma polifonia em curso. Numa situação «a solo» – por exemplo, uma voz que declama, sem qualquer outro som de fundo a acompanhar – não há lugar para a construção de janelas. É necessária a presença de vários sons simultâneos, polifonicamente sobrepostos e em relação directa uns com os outros, para ocorrer a necessidade de criar janelas sonoras.

O exemplo mais simples de abertura de uma janela acústica é o da composição orquestral: no meio de um tutti orquestral, uma parte das múltiplas vozes silencia-se ou esmorece para dar «espaço» a uma determinada voz. O mesmo efeito pode ser obtido por variações rítmicas, por alteração da tonalidade de certos instrumentos da orquestra (eliminação de certos harmónicos, por exemplo), etc. Deixo a cargo do meu leitor a procura de exemplos orquestrais, que podem ser encontrados às centenas.

Exemplo de uma janela sonora aberta por meio de filtragem/equalização do contexto:

(exemplo) (em construção)

Neste exemplo foi aplicada uma equalização (filtragem) do contexto sonoro que abre uma «janela» por onde entra a voz do narrador.

Acústica

(em construção)

Arquitectura e urbanismo

(em construção)

Psicologia e fisiologia da percepção

(em construção)

Sociologia e cultura quotidiana

(em construção)

 


Notas:
[1] No original: «Occurrence d'une émission sonore au moment où le contexte est le plus favorable et ménage une place particulièrement adaptée à son expression. Les créneaux peuvent opérer sur chaque composante du son: intensité, hauteur, timbre, rythme. Cet effet, croisant un message sonore et son contexte, est l'un des instruments-clés de l'action sonore.»

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