Skip to content
repertório dos paradigmas de som

ADSR

ADSR (acrónimo de origem anglófona: Attac, Decay, Sustain, Release) designa o conjunto elementar das características dinâmicas mensuráveis de um som. A este conjunto de vectores também se chama contorno (embora a expressão mais usual seja envelope, por influência anglófona), em razão da sua representação gráfica. É preciso notar que estes quatro vectores estão presentes em todos os sons isolados; a sua compreensão é absolutamente essencial quando se trabalha com sintetizadores; mas o ADSR é totalmente inadequado quando se analisa uma sequência sonora.

ADSR - ataque, decaimento, sustentação, repouso - <a  data-cke-saved-href="http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/" href="http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/" title="Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0">CC BY-SA 3.0</a>, <a  data-cke-saved-href="https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94534" href="https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94534">Hiperligação</a>

ADSR - ataque, decaimento, sustentação, repouso ou queda, representados em função da sua intesidade ao longo do tempo

Note-se que o ADSR refere-se a sons simples isolados (por exemplo, uma nota solta do piano), não sendo a abordagem mais adequada para tratar de sequências sonoras, que são o objecto principal deste estudo.

Representação gráfica das ondas de uma sequência sonora - <a  data-cke-saved-href="http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/" href="http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/" title="Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0">CC BY-SA 3.0</a>, <a  data-cke-saved-href="https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94531" href="https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94531">Hiperligação</a>

Vários contornos possíveis de três sons distintos . O envelope dinâmico, salientado a traço vermelho, não faz parte da representação gráfica da onda. O terceiro som apresenta-nos um exemplo típico de ataque, decaimento, sustentação e queda bem marcados.
Como se vê, são muitas as modalidades possíveis: o som pode ter ou não ter um tempo de ataque, pode não ter sustentação e decair imediatamente a seguir ao ataque, etc.

O contorno dinâmico é um paradigma fundamental na síntese sonora: quando criamos um novo som num sintetizador, além de termos de definir o seu tom (frequência fundamental) e o seu timbre (forma de onda e harmónicos que acompanham a frequência fundamental), é preciso definir o seu ADSR. Se isto não for feito, ao premirmos uma nota no teclado do sintetizador, será gerado um som estável, de intensidade constante de princípio a fim, que se irá manter até ao infinito (isto é, até desligarmos o sintetizador da ficha eléctrica), porque não lhe foram fornecidos dados sobre quanto tempo deve durar de pois de premirmos e largarmos a tecla do sintetizador, de que forma evolui depois de iniciado, etc.

(exemplos acústicos: em construção)

 


Outros efeitos de tipo dinâmico:

 

Rui Viana Pereira, 2000 ► última revisão: 17-11-2024
visitas: 7

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website