Skip to content
repertório dos paradigmas de som

Hiperlocalização

Efeito perceptivo ligado à natureza pontual de uma fonte sonora, que concentra irresistivelmente a atenção do ouvinte no ponto de emissão. Quando a fonte se desloca, o som continua a ser seguido. Resulta frequentemente de transmissões de origem sólida, como uma pipa a rolar no chão.1

— Augoyard, À l'ecoute de l'environnement, 1995, p. 69

No repertório de paradigmas, a hiperlocalização é mencionada de forma marginal na ficha sobre localização, deslocalização e ubiquidade.

 


Notas:
[1] No original: «Effet perceptif lié au caractère ponctuel d'une source sonore, focalisant irrésistiblement l'attention de l'auditeur sur le point d'émission. Lorsque la source se déplace, le son continue d'être suivi à la trace. Il est souvent consécutif à des transmissions solidiennes, comme par exemple une bille roulant à l'étage au-dessus.»
Rui Viana Pereira ► última revisão: 17-11-2024
visitas: 1

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website