Skip to content
repertório dos paradigmas de som

<em>Enchaînement</em> (dominó sonoro)

Segundo Augoyard,

[ O dominó sonoro é um ] Efeito de reação em cadeia. Um acontecimento sonoro desencadeia uma resposta sonora que conduz a outra, e assim sucessivamente. Estas induções sucessivas, geradas consciente ou inconscientemente, podem conduzir a um fenómeno de escalada sonora. As situações de multidão são propícias ao aparecimento deste efeito; por exemplo, os aplausos após um espetáculo podem ser iniciados por um pequeno grupo de pessoas, ou mesmo por um único espetador, e propagar-se gradualmente a toda a audiência (...) O papel da «claque» (...) 1

— Augoyard, À l'écoute de l'environnement, 1990, p. 57

Do ponto de vista da teoria dos efeitos de som, as razões para assinalar este efeito são evidentes – o estudo de campo dos fenómenos psicológicos e sociológicos não poderia dispensar este efeito sonoro de características profundamente éticas: a relação entre acção e efeito é aqui evidente e de grande importância na ética quotidiana. Do ponto de vista dos paradigmas de som e da construção/análise das sequências sonoras, porém, não me parece que este efeito tenha lugar. Se fôssemos por esse caminho, teríamos de acrescentar aos nossos paradigmas, por exemplo, o choro e o riso, por serem fenómenos sonoros contagiosos.


Notas:
[1] No original: « Effet de réactions en chaîne. Un évènement sonore provoque une réponse sonore qui en entraîne une autre, et ainsi de suite. Ces inductions successives réglées consciemment ou inconsciemment peuvent aboutir à un phénomèmene d'escalade sonore. Les situations de foule son propices à l'apparition de cet effet; ainsi, les applaudissements après un spectacle peuvent-ils être lancés par un petit noyeau de gens, voir un seul spectateur, et entraîner progressivement la masse globale du publique (…) Le rôle de la «claque» (…) »
Rui Viana Pereira ► última revisão: 17-11-2024
visitas: 0

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website