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repertório dos paradigmas de som

Dilatação

Segundo Augoyard, a dilatação é uma

Sensação do emissor quanto à área de propagação e à sensibilidade auditiva dos outros: ele tem a sensação de que os sons que produz irão longe e serão bem percebidos (movimento de diástole). Este efeito actua simultaneamente na sua dimensão antecipatória e como modo de perceção do emissor durante a ação. A etologia está cheia de exemplos desta marcação sonora preventiva; por exemplo, os utilizadores que não estão habituados a utilizar o telefone falam tanto mais alto quanto mais longe estiver o interlocutor.

— Augoyard, À l'écoute de l'environnement, 1995, p.54

Refira-se que «dilatação» não é provavelmente a melhor tradução possível para este efeito – é uma tradução literal de «dilatation».

Não creio que este efeito, que é real e faz parte da nossa experiência quotidiana, tenha cabimento na lógica dos paradigmas de som.

 


Notas:
[1] No original: « Sensation de l'émetteur concernant l'aire de propagation et la sensibilité auditive d'autrui : il a le sentiment que les sons qu'il produit porteront loin et seront bien entendus (mouvement de diastole). Cet effet agit autant dans sa dimension d'anticipation que comme mode de perception pour l'émeteur pendant l'action. L'éthologie fourmille de cas réprsentatifs de ce marcage sonore préventif ; exemple : les usagers peu coutumiers du téléphone parlent d'autant plus fort que le correspondant est loin. »
Rui Viana Pereira ► última revisão: 17-11-2024
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